quinta-feira, 4 de abril de 2019

A importância da comunicação na manutenção

A manutenção é indispensável em todo o tipo de ambiente produtivo, uma gestão de manutenção eficiente consegue prever e evitar falhas que poderiam ter um custo elevado se ela viesse a acontecer.
E para que a gestão deste processo seja eficiente é necessário que seja estabelecido um canal de informações direto e livre de ruídos para que a informação flua com facilidade entre gestores, técnicos e clientes.
Em outros artigos onde falo sobre os Aspectos básicos da ManutençãoAnálise de FalhaImportância Da Lubrificação e sobre o profissional que trabalha diretamente na previsibilidade de falhas Detetive ou Engenheiro de análise de falhas ?
Mas hoje quero iniciar uma abordagem um tema diferente, que será voltado mais para a COMUNICAÇÃO NAS OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO.
Apesar de estarmos entrando na 4º revolução industrial, ainda temos um modelo de comunicação um pouco que confusa o que leva a execução da manutenção ter um resultado ruim e uma gestão totalmente ineficiente dos recursos.
Um dos principais vilões da comunicação dentro de um modelo de manutenção é o papel. Quando se utiliza papel como forma de gestão de manutenção, acaba por sobrecarregar os técnicos com trabalhos administrativos que são totalmente dispensáveis para o tipo de serviço.
A utilização de papel também inviabiliza a tomada rápida de decisão, pois o tempo de recebimento, compilação e transformação dos dados em indicadores acabam tornando-se longo e trabalhoso tomando assim muito tempo da equipe de planejamento, fazendo com que esses profissionais perca muito tempo desenvolvendo métodos para controle ao invés de focar em avaliar dados com o objetivo de prevenir falhas.
https://br.linkedin.com/in/williarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário