quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A Importância do Monitoramento do TBN nos Motores Diesel

Todo lubrificante possui em sua composição uma reserva alcalina destinada à neutralização dos ácidos formados durante o processo de combustão (ácidos nítrico e sulfúrico) e ácidos provenientes da oxidação por conta do seu envelhecimento (ácidos orgânicos). Essa reserva alcalina é identificada por meio de um ensaio denominado TBN (Total Basicity Number – Número de Basicidade Total).
Nos lubrificantes utilizados nos motores ciclo diesel, o monitoramento do TBN é de extrema importância, pois quando o óleo diesel contendo enxofre é queimado no interior da câmara de combustão, forma-se óxidos de enxofre que reagem com o vapor d’água criando os ácidos sulfúricos (H2SO4), quando esses vapores se condensam eles atacam as guias das válvulas, válvulas, anéis de segmento, camisas e podem afetar os mancais.
Quando o motor esfria por motivo de parada e sua temperatura fica abaixo do ponto de condensação do ácido sulfúrico, se o lubrificante não ter reserva alcalina para neutralizar o ácido, as camisas podem desgastar dez vezes mais rapidamente. Esse processo de corrosão acida provoca uma baixa alteração na potência, consumo excessivo de óleo e sopro do motor (Blow-by).   
Para evitar reformas prematuras dos motores é necessário utilizar sempre um óleo diesel de boa qualidade, com baixo teor de enxofre no caso o diesel S10. Em empresas em que sua frota de equipamentos moveis ou estacionários equipados com motores a combustão é grande, a conta de diesel tem grande representatividade na composição do custo final e no desembolso, muitas vezes inviabilizando a utilização de um óleo diesel refinado e por isso opta-se por diesel S500 que possui um valor inferior, neste caso o lubrificante aplicado nesses equipamentos devem ter uma boa reserva alcalina, com um valor de TBN vinte vezes maior que o teor de enxofre do combustível. A reserva alcalina deve ser monitorada periodicamente, a fim de evitar manutenções desnecessárias.

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