quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Melhorador de Índice de Viscosidade (IV), óleo hidráulico.

Óleo hidráulicos  têm a capacidade de manter a viscosidade ideal do lubrificante em uma ampla faixa de temperatura sem reduzir a eficiência volumétrica 
Os equipamentos que utilizam lubrificantes hidráulicos geralmente estão expostos a uma variedade de temperatura ambiente e operacional, consequentemente a exigência que esses lubrificantes  mantenham uma boa capacidade de bombeamento em temperaturas baixas e resistência de película suficiente em temperaturas altas.
Como exemplos temos os óleos hidráulicos, utilizados em aplicações de equipamento móveis que operam em amplas faixas e temperatura ambiente.
Encontrar um lubrificante que atenda a essas exigências não é uma tarefa fácil, os lubrificantes com uma ampla faixa de temperaturas operacionais são geralmente formulados com aditivos especiais destinados a melhorar o Índice de Viscosidade (IV), de modo a manter a viscosidade a mais estável possível, mesmo em grandes variações de temperatura (altas e baixas), porem esses aditivos estão sujeitos às forças de cisalhamento, que podem reduzir sua eficácia em serviço.
Como é conhecido, todos os fluidos variam a viscosidade em função da temperatura, conforme se aumenta a temperatura, a viscosidade diminui e, à medida que a temperatura diminui, a viscosidade aumenta. Essa variação de  viscosidade em função da temperatura se chama Índice de Viscosidade do fluido (IV).
Um lubrificante com alto IV não se altera tão rapidamente, como o caso dos lubrificantes utilizados em motores, no caso do lubrificante utilizado neste estudo o IV é aproximadamente 142.
Os responsável pelo melhoramento do IV em um lubrificante são chamados de "melhoradores" do Índice de Viscosidade.
Geralmente esses aditivos são polímeros com alto peso molecular, que se expandem quando a temperatura aumenta, o que neutraliza a queda da viscosidade do óleo base, em temperaturas baixas os IV's se contraem predominando a viscosidade do óleo base.
Para definir um lubrificante para sistemas hidráulicos é necessário leva-se consideração a estabilidade ao cisalhamento de um lubrificante com alto IV.
Existem três métodos utilizados com frequência para determinar a estabilidade ao cisalhamento de um fluido com alto IV.
DIN 51382 – O teste do injetor Bosch é considerado o menos severo dos três. O óleo de teste passa pelo injetor a 2,250 psi durante 250 ciclos e, em seguida, é medida a alteração da viscosidade.
ASTM D5621 – O método de corte sônico funciona cortando a amostra do fluido hidráulico em um oscilador sônico durante 40 minutos, para, em seguida, medir a alteração da viscosidade da amostra. Este teste é o preferido de alguns fabricantes norte-americanos, mas está sendo gradualmente substituído pelo teste de mancal de rolamentos cônicos CEC L45-A-99 KRL.
CEC L45-A-99 – O teste KRL de Mancal de Rolamentos Cônicos está se transformando no teste preferido de muitos fabricantes (OEMs) ao redor do mundo, já que é considerado o mais severo e oferece a melhor relação com o desempenho real em campo. O óleo de teste é colocado em funcionamento em um mancal de rolamentos cônicos adaptado, durante 20 horas, sob carga de projeto. As viscosidades são medidas antes e depois do teste e, em seguida, são comparadas para que a porcentagem de perda da viscosidade seja estabelecida.

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