quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Aspectos básicos da Manutenção

Segundo a NBR 5462 - 1994 a Manutenção é definida como a combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida.
Portanto, fazer manutenção é fazer tudo que for preciso a fim de assegurar que determinado equipamento continue a desempenhar as funções para as quais foi projetado, dentro de suas especificações técnicas e de desempenho exigidos durante todo o curso da vida útil do equipamento.
Para propiciar um bom desempenho e a disponibilidade da frota, a manutenção deve ser organizada de maneira que visem manter plena gestão do Programa de Manutenção Proativa, Preditiva, Preventiva e Corretiva.
O profissional de manutenção deve avaliar de forma técnica e eficaz as causas primárias das falhas e quebras dos equipamentos, tomando as ações corretivas e preventivas que visem atingir a melhoria sob os seguintes aspectos:
· Aumento da Disponibilidade Mecânica - DM;
· Reduzir o custo de operação;
· Aumento da vida útil do equipamento;
· Redução no tempo de reparo;
· Aumento de Confiabilidade;
· Desenvolver e aplicar novas tecnologias;
· Desenvolver e capacitar os profissionais da equipe.
Para garantir o a boa qualidade da manutenção o profissional de manutenção deve ter uma boa visão de confiabilidade, levando em consideração alguns pontos:
· A confiabilidade é baseada em estimativas;
· O valor real da confiabilidade de um produto nunca será conhecido¹;
· A Engenharia da Confiabilidade tem por objetivo prever com precisão, utilizando ferramentas probabilísticas específicas.
O profissional de manutenção também deve conhecer profundamente os tipos de manutenção e entender onde cada processo se encaixa dentro das premissas da engenharia de manutenção.
A manutenção se divide em vários segmentos como:
1. Manutenção Corretiva
A corretiva acontece quando alguma parte do equipamento falha, neste caso a falha é detectada pelo operador que deverá abrir a ordem de manutenção e solicitar o profissional de manutenção para analisar e corrigir o problema.
A parte mais importante da manutenção preventiva se dá ao termino do reparo, onde as informações coletadas devem ser analisadas de forma sistemática para identificar a causa raiz do problema, essa metodologia de avaliação de falhas recebe o nome de Análise de Falha Aplicada - AFA.
2. Manutenção Preventiva     
A manutenção preventiva é realizada com base em horimetro/km do equipamento. Para executar a manutenção preventiva é necessário criar um plano de manutenção no início da operação do equipamento (quando o equipamento está novo) levando em consideração as recomendações do fabricante e da realidade da operação.
3. Manutenções Preditivas
A manutenção preditiva é uma ferramenta muito importante para ajudar na identificação da confiabilidade do equipamento, pois com base em dados coletados por diversos métodos como:
Análise de lubrificante, Vibração, Termografia e outras, é possível ter uma previsibilidade estatística do momento aproximado da falha, desta forma é possível montar um bom planejamento para executar a correção antes mesmo dela vim a acontecer.
Essas práticas alinhadas com uma equipe de bom conhecimento técnico definirá o sucesso da manutenção dentro de qualquer modelo de operação.
¹. Alguns fabricantes indicam um valor baseado de horas/km de confiabilidade baseado em dados estatísticos de falha de componentes/equipamentos em garantia, mas esse valor não pode ser levado em consideração para tomada de decisão, pois muitos equipamentos podem ter uma vida útil muito maior ou menor que o indicado pelo fabricante.

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