A lubrificação impacta diretamente sobre a vida útil dos componentes, os custos decorrente da falha de lubrificação são muito altos, já os custos relacionados a lubrificação não chega a 2% do custo total da manutenção.
Estimamos que pelo menos 15 a 25 % do custo de manutenção são decorrentes de falhas de lubrificação. A confiabilidade operacional dos equipamentos depende basicamente da qualidade do lubrificante utilizado e dos procedimentos de lubrificação.
A lubrificação é uma operação que consiste em introduzir uma substância apropriada entre superfícies sólidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos, essa substância apropriada normalmente é um óleo ou uma graxa que impede o contato direto entre as superfícies sólidas; quando recobertos por um lubrificante, os pontos de atrito das superfícies sólidas fazem com que o atrito sólido seja substituído pelo atrito fluido, ou seja, em atrito entre uma superfície sólida e um fluido, nessas condições, o desgaste entre as superfícies será bastante reduzido.
Além dessa redução do atrito, outros objetivos são alcançados com a lubrificação, se a substância lubrificante for selecionada corretamente:
- Menor dissipação de energia na forma de calor;
- Redução da temperatura, pois o lubrificante também refrigera;
- Redução da corrosão;
- Redução de vibrações e ruídos;
- Redução do desgaste.
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